domingo, 5 de dezembro de 2010

”Consommé” como entrada

Proveniente do francês consommé, e do espanhol consumir, trata-se de um caldo saboroso, baseado num concentrado de carnes ou pescado.

Geralmente, esta delícia deve ser servida quente no início da refeição.

Também poderá ser servido frio, mas a textura apresentar-se-á gelatinosa devido à coagulação das proteínas presentes no caldo. O sabor difere daquele servido quente. Vale à pena saborear ambos.

Considerado um prato típico da culinária francesa, no entanto, cabe ressaltar, teve origem na Espanha.

Em 1705, surgiu pela primeira vez numa publicação sobre receitas do cozinheiro francês Francoiçe Massialot, que ensinava preparar o consommé cozinhando-se carne de vitela, cordeiro e ave, em água aromatizada com cebolhas, ervas e cheiro verde, entre outros ingredientes. Cozinhava-se por seis longas horas numa panela fechada.

Este forte caldo era recomendado para pessoas doentes ou muito magras. Gozava de exelente fama e começaram a ser difundidos seus efeitos medicinais.

No Século XVIII, o cozinheiro da Casa Real, criou para a Rainha Maria Leszcynska, esposa do Rei Luis XV, da França, o consommé à La Reine.


Como servir à mesa:

A colher a ser utilizada é a mediana, com ponta redonda, do tamanho daquela usada para sobremessa, ou a própria de sobremessa, pois os faqueiros modernos não possuem tanta variedade de colheres.

O consommé vem servido numa xícara com duas alças sobre um prato médio. O conjunto é apresentado por cima de um prato raso.

Enquanto se fala, apoia-se a colher sobre o prato médio, nunca por cima do maior, que se encontra por debaixo de todo o conjunto. Jamais se deixa a colher dentro da xícara.

É possível tomar a xícara do consommé com ambas às mãos e beber os últimos goles do líquido.

Uma vez terminado, apoia-se a colher sobre o prato médio do lado direito.


"Se o corpo fica encantado, a alma fica ainda mais”
Paul Scarron (1610-1660)


 elegante porcelana exemplificando a maneira correta de servir a xícara de consomé á mesa


2 comentários:

  1. Acho chiquérrimo seu blog e super útil.
    E não é qualuqer pessoa que faz tb um saboroso consommé não é?!
    Bom dia.

    ResponderExcluir
  2. Eliane; obrigada pelas suas frecuentes visitas e elogíos.
    Você pontualiza algo importante, pois a verdade é que para fazer um bom consomé o cozinheiro/a em questão deve ter bastante destreza na cozinha.
    Definitívamente é para poucos, mas são muitos os apreciadores.
    Abraço.
    Martha Galli

    ResponderExcluir

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails