segunda-feira, 7 de março de 2011

Bons modos à mesa


A boa postura torna-se importante para apresentar modos à mesa, respeitando as normas básicas sociais.
A aplicacção de bons modos requer prática, sendo possível atingir somente aqueles que a praticam diariamente.
A primeira regra diz respeito à atenção dedicada aos outros.
É imprescindível fazer uso dos talheres e outros elementos de modo correto, lembrando-se de normas corteses e sociabilidade.
O uso de chapéus e luvas está em desuso, além dos agasalhos. Jamais deve-se sentar à mesa vestindo esta peça do vestuário.
Faz-se imprescindível comer sentado, pois comer de pe é uma prática que demonstra falta de cordialidade ou mesmo educação, resultando na falta de respeito para com o anfitrião ou convidado.
É necessário sentar-se adequadamente, mantendo boa postura, ombros erguidos, entretanto mantendo-se cômodo na cadeira. Uma boa postura ajuda passar uma imagem positiva.
O guardanapo deve estar sempre dobrado em cima do colo e jamais pendurado no pescoço. Em caso de precisar se levantar,  pega-se o guardanapo pelo meio e deixa-o perto do prato.
Os talheres devem repousar sobre o prato, jamais fora deles, na posição de remo.
Ao término da refeição, fica-se sentado até recolherem os elementos, ou quando o anfitrião erguer-se da mesa.
Jamais fazer uso de palitos ou fio dental, retocar a maquiagem ou  arrumar o cabelo. A pessoa deverá pedir licença aos demais comensais, retirar-se da mesa e dirigir-se ao banheiro ou a outro lugar reservado, sem dar detalhes do que será feito.
A comida, ou os elementos de mesa dos outros comensais, não devem ser tocados, por questão de higiene e delicadeza para com os mesmos.
No caso que seja solicitado passar o pão, deve-se fazê-lo pegando-se a cestinha e repassando-a. Jamais toma-se o pão com as mãos.
Respeitando-se a supertição e tradicão, o saleiro não deve ser entregue na mão quando solicitado. Neste caso, deve ser colocado perto da pessoa que o tenha pedido. O mesmo procedimento é feito com o pimenteiro e molhos.
As bebidas, uma vez solicitadas, podem ser manejadas com as mãos. Mesmo servi-las no  copo ou taça se for o caso, trata-se de um ato de cortesia.
Os bons modos requerem conhecimento de inúmeros detalhes que na verdade são simples, e as pessoas têm a capacidade de assimilar e praticá-las sem dificuldade. Esta destreza possibilita desfrutar de qualquer tipo de evento com naturalidade e espontaneidade.
E impressindível adotar um tom de voz agradável, sem alteraçãos, evite falar alto mesmo que o ambiente seja barulhento, você deve ser o exemplo.
Permita-se viver os melhores momentos à mesa, consciente de que estaja preparado para participar de eventos à rigor e formais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails