segunda-feira, 14 de março de 2011

Preparando o enxoval

O enxoval de noivas é uma das tradições que sofreu mudanças na organização do casamento.


Se antigamente eram as mães responsáveis pela preparação do enxoval, na atualidade, são os noivos os principais interessados em decidir como compor o mesmo, levando em consideração como será o novo lar.

A palavra enxoval deriva do francês trousseau, a qual originou-se do termo trousse, referindo-se ao embrulho no qual a noiva levava os pertences para o novo lar.

Na Idade Média, desde cedo, as meninas confeccionavam e bordavam as peças que iriam compor o futuro enxoval, antes mesmo de saberem com quem iriam se casar. Elas chegavam ao novo lar com baús repletos de roupas de uso pessoal; roupa de cama; toalhas de mesa; guardanapos, etc. Visavam um enxoval que estivese completo e durasse a vida inteira.

Anos atrás, em certos países, mães de noivos ficaram encarregadas da escolha do enxoval do casal e do monograma que serviria para bordar lençóis; toalhas; guardanapos, e outros apetrechos, pois acreditavam que a noiva teria o mesmo gosto da futura sogra.

Nos dias atuais, as noivas não dispõem de tempo devido ao ritmo acelerado em que vivemos, mas tampouco abrem mão de terem uma casa funcional e bonita, com todos os ítens necessários para o conforto da vida diária do casal.

Existem inúmeras lojas especializadas para a formação do enxoval, assim como uma variedade dos mesmos. Basta saber o que mais se adapta ao gosto e estilo de vida dos nubentes.

Comece esta agradável tarefa preparando uma lista. Caso haja dúvidas, solicite conselhos a pessoas experientes ou especializadas. Para a escolha da roupa de cama e toalhas, prefira sempre os tons claros ou neutros, pois estas cores irão combinar facilmente com a pintura e móveis do quarto, além de serem mais fáceis de combinarem entre si. Leve em consideração as medidas da cama para a escolha certa dos lençóis, colcha e edredom.

O ideal é que as toalhas de banho combinem com lençóis, pois a maioria dos quartos de casal são suites, outorgando harmonía e leveza ao ambiente.

Claro que a colcha e almofadas podem ter matizes diferentes, quebrando qualquer monotonia nas cores, e não nescessariamente devem acompanhar as cores dos lençóis.

Para as toalhas de mesa, comece escolhendo a tradicional branca, além de ser a mais chique, é a que combina melhor com todos os outros ítens da mesa.

Não abra mão de outra toalha de mesa em tom pastel. Claro que pode dar assas à criatividade, escolhendo cores fortes, possibilitando assim criar ambientes com bastante personalidade.

Os jogos americanos são indispensáveis, não podendo faltar devido à praticidade e leveza.

O enxoval varia com as necessidades e condição financeira do casal. As peças devem ser escolhidas de acordo com o gosto pessoal dos noivos, razão pela qual cada enxoval será diferente, sem existir regras fixas para o mesmo.

Comece a nova vida a dois com bom gosto. Escolha sempre aquilo que mais agrade. Ainal, você é a principal protagonista dessa nova etapa da vida.

E seja feliz!

                                                         elegante quarto de casal




imprimindo um toque de calor

harmoniosa nuance de cores, criam um visual refinado 





                                                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails