segunda-feira, 22 de março de 2010

Fila de espera, sem estresse

Toda vez que enfrentamos uma fila de espera, aguardando a vez de acessar algum meio de transporte, pagar uma conta no banco, ir ao cinema/teatro, e tantas outras situações, o ser humano convence-se de que é um mal necessário. Faz parte da vida agitada e moderna.

A verdade é que inexiste pessoa que goste desperdiçar tempo útil e permanecer de pé aguardando para ser atendida, ou ter acesso, quando poderia gastar pouco tempo nesta tarefa. Sem contarmos as condições físicas individuais, a falta de respeito ao cliente, desperta o sentimento de inutilidade. Afinal, o cliente tem sempre razão.

A melhor alternativa é munir-se de paciência, tendo certeza de que a irritação pessoal, podendo contaminar ao redor, somente aumentará a consciência do incômodo e nada vai contribuir para amenizar o problema. E isto não é salutar emocionalmente.

Valer-se de estratagemas, para passar adiante de outras pessoas, é incorreto e transgride o direito alheio. O direito de cada pessoa termina, quando começa o das outras.

Existem regras para levar-se em consideração, obedecendo as normas de civilidade e boa educação:

  • Os suspiros e outras manifestações de impaciência não fazem a fila mover-se;
  • É extremamente desagradável e grosseiro colocar-se muito próximo da pessoa à sua frente, quando sua respiração pode atingir a outra pessoa;
  • Ao chegar a vez de ser atendido, a pessoa deve ser prática em executar a tarefa para a qual esperou. No pagamento de contas, ordená-las e separar o dinheiro, jamais comentar ou emitir queixas ou críticas, pois o atendente não tem culpa. Deve-se considerar que as demais pessoas estão passando pela mesma experiência,

Sempre ao dirigir-se à pessoa que atende, cumprimente-a com simpatia e agradeça com um sorriso. O atendente está desempenhando um trabalho, num guichê ou balcão, e passa pela mesma situação em momentos semelhantes.

A educação, cordialidade e amabilidade geram uma atmosfera de harmonia envolvendo a todos.
Não desperdice a oportunidade de demonstrar seu valor humano, a recompensa é dupla: tanto interna, em termos de saúde, quanto externa, exibindo o nível educado de pessoa que é.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails