quarta-feira, 31 de março de 2010

Laranja na sobremesa, o cítrico que demanda classe


A laranja deve ser servida ou preparada para ser apreciada após uma refeição. A rigor, a laranja deve ser servida descascada. Caso contrário, será descascada pelo comensal, cortando-lhe as extremidades, valendo-se de garfo e faca para assim proceder. Os pedaços obtidos serão consumidos usando-se o garfo.
As sementes encontradas no interior dos gomos deverão ser retiradas da boca, usando-se a ponta dos dedos, e colocando-as na palma da mão, semi-fechada ou em concha, a fim de serem colocadas na borda do prato. Todo este manejo precisa ser efetuado com bastante descrição.
Numa refeição formal, recomenda-se evitar servir laranja. Apesar de ser saborosa, requer domínio, ou certo treinamento, para consumi-la.
Um convidado precisa estar atento, e ser conhecedor sobre as regras à mesa, pois surpresas sempre acontecem.
Nos Estados Unidos, restaurantes chineses servem-na como sobremesa, cortando-a em quatro partes, juntamente com o fortune cookie (biscoito da sorte), fabricado à base de farinha, creme e açúcar. A título de curiosidade: este biscoitinho é desconhecido na China Continental e Taiwan. Acredita-se que tenha sido introduzido na Califórnia (USA) por grupos de imigrantes no início do Século XX, cuja fórmula segue receita de um biscoito japonês.

rodelas de laranja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails