quarta-feira, 31 de março de 2010

O saudável toque cítrico


Difundiu-se que o fruto da laranjeira (Citrus x sinensis) é uma fonte natural de vitamina C. A laranja, pertencente à árvore da família Rutaceae, é um fruto híbrido, conseguido pelo cruzamento da tangerina e o pomelo há anos atrás.
Vale ressaltar que as sementes do pomelo (Citrus maxima), oriundo da Indonésia, foi trazido pelo Capitão Shaddock para a Jamaica, onde se desenvolveu. E ao cruzar-se a laranja doce com pomelo, obteve-se o grapefruit (toronja), denominado como uma das “Sete Maravilhas de Barbados”, muito apreciado nos Estados Unidos devido ao valor dietético e diversas aplicações na saúde humana.
Como a maioria dos frutos cítricos provêm de regiões entre o Himalaia e a Índia, identifica-se o estado silvestre dos mesmos.
A vitamina C é o nutriente predominante da laranja. Comprovou-se que duas laranjas ao dia são suficientes para fornecer a quantidade de vitamina C que o organismo humano necessita. A laranjeira pertence à família da tangerina, a lima, o limão, o pomelo e a cidra.
Os árabes foram os responsáveis por introduzirem a laranjeira na África e o sul da Europa. Na Ásia, a laranjeira era considerada como ornamento, muito comum nos jardins das casas dos abastados. Além do delicioso fruto, o odor que exalava invadia os pátios, deixando-os perfumados.
Cristóvão Colombo, na segunda viagem para a América, trouxe laranja nas caravelas, a fim de combater o escorbuto, terrível doença provocada pela falta de vitamina C. As plantações desenvolveram-se pelas Américas, e o Brasil ocupa lugar de destaque como produtor de suco de laranja no mercado internacional.
A variedade de laranjas é vasta. Trata-se de uma fruta extremamente saudável. Entretanto, os nutrientes variam conforme a espécie. Quanto mais ácida a laranja, maior a concentração de vitamina C.
As receitas culinárias usam este nobre produto da natureza de formas incontáveis. O suco de laranja presta-se na elaboração de coberturas; crepes; doces cristalizados; bolos; musses; pudim e outras iguarias de dar água na boca.

Recomendação:
A laranja deve ser consumida imediatamente ao ser cortada, ou descascada, porque a vitamina C oxida-se rapidamente no contato com o ar.
Saboreie todos os dias esta dádiva da natureza.



 criança saboreando uma deliciosa laranja

a laranjeira e o seu fruto

o saudável suco de laranja


   
laranja a fruta dourada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails