quarta-feira, 17 de março de 2010

Gravata, o toque de elegância masculina


Em diversas épocas, egípcios, chineses e romanos utilizavam enfeites, de diferentes tamanhos e materiais ao redor do pescoço. Por diversos motivos, assemelhavam-se à gravata dos tempos modernos. Mas foram os mercenários croatas, durante a guerra dos 30 anos, que introduziram a novidade. Originalmente, usado como distintivo militar, variava no padrão do tecido, segundo o grau hierárquico. Causou tanto frisson na sociedade francesa esse elegante e desconhecido adereço, que chamaram de cravat, cujo significado é croata. Luiz XIV, Rei da França, encantado com o ornamento, encomendou peça similar ao alfaiate, incorporando-o ao seu guarda-roupa. Desde então, passou a compor o vestuário masculino.
As primeiras gravatas eram pretas, que caíram em desuso. Na atualidade, estão reservadas ao luto. A finalidade da gravata é dar um toque de cor na roupa masculina. Gravatas são de suma importância, chegando ser qualificada como um emblema da vaidade do homem.
Existem vários tipos de nós, determinados pelo tipo de colarinho da camisa social a ser vestida. Também existem as gravatas chamadas borboletas.
Tipos de nós: nó Windsor ou Meio Windsor; nó Americano ou Four in Hand; nó de Shelby ou nó de Pratt.


Jamais deixe de lembrar-se:
  • Que o comprimento da gravata se sobreponha ao cinto;
  • A ponta da gravata fica sobre a camisa;
  • As barras, ou pinças metálicas, ainda usadas para manter as gravatas centralizadas, são colocadas na altura do 4º botão da camisa;
  • As gravatas mais reverenciadas são as de seda;
  • Evite gravatas largas ou finas;
  • Na escolha, dê preferência às coloridas, desde que não apresentem padronagem berrante, ou desenhos vistosos demais;
A coordenação da gravata com os outros complementos masculinos requer escolha cuidadosa, é uma verdadeira arte do vestir. A gravata é aceita como símbolo de status, um teste de personalidade de cada homem, por isso mesmo difícil presenteá-la. Na escolha da gravata, sempre deverá predominar a máxima de “Gravatas, poucas mas boas”, busque a sobriedade.
Os ingleses, mestres do bom vestir masculino, aconselham:

O verdadeiro Senhor não se exibe”

o básico

como fazer o nó Windsor

como fazer o nó de gravata borboleta



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails