sábado, 27 de março de 2010

Hambúrguer, a conquista dos cavalheiros Tártaros

Conta-nos a História, esta deusa sem imaginação, que se repete através dos tempos, que por volta do Século XIII, os cavalheiros Tártaros tinham o costume de moer a carne dura, enquanto cavalgavam, colocando-a sob a sela dos cavalos. Decorria daí uma massa mais maleável e fácil de ingerir.

Os famosos bifinhos de carne moída aportaram em Nova York (USA) por volta do início do Século XIX, trazidos por imigrantes alemães, provenientes do Porto de Hamburgo, Alemanha. E foi na América que foi adicionado o pão, criando a moda imbatível por pessoas de todas as idades.

Existe outra versão, reconhecendo que foram os judeus russos, habituados a empanar a carne moída e fritá-la, servida no prato, costume típico da Rússia, quem os inventara.

Independentemente da origem, o hambúrguer ficou conhecido nos Estados Unidos, sendo batizado como “hamburguer steak”, mais tarde simplificado para “hamburguer”, fazendo referência à cidade de Hamburgo.
Este prato de bife de carne moída fez o debut no cardápio do famoso e elegante restaurante Delmonico´s (New York), apresentado como steak de Hamburgo. Mais tarde, passou a frequentar os livros de receita denominado como beef steak à la Hamburg.

Apesar da origem humilde, tratava-se da refeição predileta dos imigrantes europeus e operários, vendido nas portas das fábricas em carrinhos.

Aos poucos foi ascendendo socialmente, na medida em que os cozinheiros e restaurantes ofereciam versões variadas, até chegar aos dias atuais, ocupando lugar de destaque nos cardápios mais sofisticados. Este ícone do fast-food, compõe-se de recheio principal no formato de um disco de carne moída grelhada, entre duas fatias de pão, redondo e macio (quente ou natural).

A criatividade dos norte-americanos favoreceu a penetração do produto em vários mercados, inventando recheios, variando ingredientes, dos mais simples até aos mais requintados: queijos, ovos, pickle, folhas, legumes, presunto, trufas e existe versões com foie gras. Por certo, outras receitas surgirão.

A popularidade e sucesso tem sido extenso, rompendo fronteiras, e ocupa espaço quase obrigatório nos cardápios internacionais. Os acompanhamentos variam, tanto pela cultura dos povos, quanto pelos gostos pessoais.

Destaque
Um lembrete importante: o hambúrguer pode ser consumido usando-se as mãos, isto se não fizer parte do menu de um jantar ou almoço, onde haja certa formalidade. Numa ocasião mais refinada, recomenda-se o uso de garfo e faca. O fato incômodo, mas aceitável socialmente, é que ninguém resiste ao hábito popular de levá-lo à boca, com ambas mãos, para saboreá-lo.

É gostoso...

É tentador...

E definitivamente despretensioso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails