sexta-feira, 12 de março de 2010

Sorvete, a delícia com sabor de história


De acordo com a história, o Imperador romano, Nero, mandava seus escravos às montanhas buscarem neve, a fim de serem utilizadas para o congelamento do mel, polpa de frutas ou sucos, dando sequência à criação do sorvete. 
 
No Século XIV, o veneziano Marco Polo retornava de longa viagem ao Oriente e introduziu, na Europa, a receita trazida na bagagem. Surgiam os sorvetes à base de água. Acredita-se que os chineses já misturavam neve, suco de frutas e mel. Catherine de Medici, oriunda da Itália, foi quem introduziu o sorvete na França no Século XVII. 
 
Por muito tempo, a produção de sorvete foi considerada um luxo reservado aos privilegiados, porque dependia do gelo formado na natureza e dos custosos métodos para coleta e armazenamento. Durante todo o Século XVII, as receitas foram sigilosamente guardadas, e saborear essa guloseima gelada ainda era um privilégio restrito aos frequentadores dos palácios reais.

Em 1660, Procópio Coltelli inaugurou, em Paris, a primeira sorveteria do mundo: o “Café Procope”, que permanece atualmente. A novidade foi imensa, e Napoleão Bonaparte figurou como grande apreciador.

Foram os colonizadores britânicos que introduziram o sorvete nos Estados Unidos. Na atualidade, a América é onde se encontra a maior produção e consumo do sorvete. Em 1851, Baltimore - Estados Unidos, o leiteiro Jacob Fussel inaugurou a primeira fábrica de sorvetes, produzindo-os em grande escala. A novidade espalhou-se por Washington, D.C., Boston e Nova York. Os americanos criaram as três receitas mais famosas de sorvete:  sundae, bananna split e ice cream soda, que fazem sucesso até hoje, representando símbolos do “American way of life”. Logo no início do Século XX, o surgimento da geladeira e congelador facilitou o aumento da produção e consumo de sorvete, possibilitando o aparecimento de várias indústrias.

Basicamente, o sorvete resulta da mistura de uma pasta feita com frutas e leite, transformando-se num dos produtos de maior consumo mundial. É imensa a variedade existente de sabores, cores e formatos, assim como as combinações. Geralmente, o sorvete é servido como sobremesa de forma individual, ou acompanhamento para frutas, bolos, tortas, panquecas, etc. Também é possivel incrementar com diversas caldas. E é consumido em qualquer clima.

Pelo alto valor nutritivo, o sorvete vem sendo utilizado nos hospitais como item alimentício. Especialmente, junto a crianças submetidas à quimioterapia, no combate ao câncer, pois estes pacientes têm dificuldade de se alimentar. Por ser gelado, o sorvete é um ótimo analgésico, evitando as sensações de náuseas provenientes pelo tratamento.


Derreta-se ao sabor do sorvete neste verão, aproveite!

 clássico sorvete sabor de creme


 casquinha sabor flocos


o famoso Sundae 
 sorvete com sabor e cor exótica

 o delicioso e apreciado Banana Split

sorvete de pistache com chocolate

porção tamanho grande com diversos acompanhamentos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails