sexta-feira, 19 de março de 2010

Bandeja, a diva do mundo gastronômico


A residência equipada precisa dispor de alguns tipos de bandejas. Trata-se de um acessório imprescindível, e também bastante utilizado. Mesmo nas refeições domésticas diárias, elas conquistaram o seu espaço.
As bandejas, existentes numa variedade de formatos, valendo-se das mais diversas matérias-primas, podem ser escolhidas entre as tradicionais ou clássicas, as quais são produzidas em prata, havendo versões em aço inox, palha, madeira, vidro ou, ainda, em plástico. São de grande utilidade na hora do lanche, ou refeições rápidas. E no cafezinho servido após as refeições, ou ao receber-se uma visita.
Dependendo do material com que são fabricadas, as opções de cores são variadas, existindo desde aquelas com motivos estampados, ou desenhos. As formas e as dimensões variam na mesma proporção.
A tradicional bandeja de prata é sempre a melhor opção, sem dúvida a mais elegante dentre todas. Considera-se perfeita para servir o clássico chá ou café depois de uma refeição requintada, não se esquecendo de oferecer opções de açúcar ou adoçante em pacotinhos individuais.
É bom lembrar que, para servir-se um copo d’água, a melhor maneira é apresentá-lo em pequena bandeja de prata, isto se o orçamento pessoal permitir. Muitas vezes é visto um pires à maneira de bandeja. Evite-o, pois é incorreto. No caso de não haver a possibilidade de dispor de uma bandeja de custo honroso, utilize uma, pequena, elegante, e de qualquer outro material.
A criatividade ajudará, pois a necessidade de uma bandeja, utilizando-se aquela dentro do melhor gosto do anfitrião, em termos de aparência e qualidade, será bem-vinda à mesa. Deverá combinar com os demais elementos, como: copos, xícaras, louça, etc.
Recomendações:
  • Utilize um pano branco ou de cor, para evitar que escorregue o que esteja sendo servido;
  • As bandejas com alças são usadas somente quando deixadas sobre um apoio, jamais para usar-se de forma individual. As que se destinam para este uso são destituídas de alças;
  • Numa mesa de refeição, os pratos, os copos e utensílios não devem retirar-se na bandeja, pois será feito usando-se a mão;
  • As bandejas são o reflexo do gosto pessoal, permitindo entrever parte da personalidade do anfitrião.
Ser original, na escolha da bandeja, é um gesto de bom gosto e praticidade.
Veja alguns tipos de bandejas:

a glamourosa bandeja de prata

bandeja de prata ou inox

a casual bandeja de melamina

bandeja de palha com paninho
outro exemplo de bandeja palha

outra de prata

bandeja de plástico moderna

  bandeja de madeira

6 comentários:

  1. OI, SOU LOUCA EM COMER NA BANDEIA PRINCIPALMENTE A NOITE VENDO TV, OU NO NOT!PRATICO E CONFORTAVEL!BJOKAS!TE ESPERO NO MANUPINK!

    ResponderExcluir
  2. Manu Pink, os lanches ou refeições feitas na bandeja,trazem consigo, satisfação e aconchego.
    Incrementando a sua bandeja com algum ítem de decoração como uma flor, ficará com ar elegante e despojado. Desfrute!
    obrigada pela visita!
    beijos,
    Martha

    ResponderExcluir
  3. adorei a estrutura do blog e as dicas preciosas! parabéns...

    ResponderExcluir
  4. Giulianne: muito obrigada pela sua visita e pelos elogíos. Venha sempre, pois achará novidades interessantes e útieis para o nosso dia a dia.
    Abraços.
    Martha Galli

    ResponderExcluir
  5. Estou amando seu blog e principalmente sua gentileza e delicadeza! Parabéns e agradeço todas as dicas!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelos elogios. Espero, ter-lo sempre por aqui.
    Sempre havera novidades!
    Abraço forte.
    Martha Galli

    ResponderExcluir

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails