sábado, 13 de março de 2010

Cumprimento, forma civilizada de comunicação


O cumprimento traduz-se como um sinal de educação e cortesia. Cada cultura tem enraizada formas diversas de cumprimentar. 
Os latinos cumprimentam-se baseados na aproximação física das pessoas, são mais efusivos. O beijo é a forma mais comum. Os anglo-saxônicos preferem os apertos de mão. Esta diferença de comportamento é atribuída à ética protestante, que restringiu as manifestações de afeições rotuladas de íntimas. Na América Latina, quando pessoas conhecidas se encontram, ocorre o uso de expressões orais, apertos de mãos, beijos faciais, ou simplesmente podem inclinar a cabeça, fazer um aceno de mão ou sorrir.
O cumprimento representa mais do que um simples gesto de cortesia, é um ato com o qual procura-se atrair a simpatia, gerando um clima de amabilidade. Desempenha um papel importante nas relações sociais. Antigamente, as pessoas cumprimentavam somente às pessoas quem haviam sido apresentadas. Nos dias atuais, é usual cumprimentar-se pessoas conhecidas de vista, assim como aqueles com os quais mantemos contato no dia-a-dia. Faz parte da boa educação cumprimentar os vizinhos, ao entrar ou sair do elevador, e àqueles que contatamos na rua e pedimos alguma informação.
Ante à incerteza de conhecer ou não uma pessoa deve-se cumprimentar. A educação deve sempre predominar. O cumprimento nunca deverá ser impositivo. Sendo o primeiro a cumprimentar alguém, apenas significa a demonstração pessoal de boa educação. Um cumprimento deve ser sempre retribuído. Faz parte da educação.

  • É bom lembrar:
  • Quem chega é quem tem a obrigação de cumprimentar as pessoas presentes;
  • Ao cumprimentar jamais mantenha as mãos nos bolsos;
  • A opção de apertar-se a mão, ou ofertar um beijo, será feito de acordo à circunstância e o grau de intimidade que se mantém com a pessoa que está sendo cumprimentada;
  • O aperto de mão deve ser feito com firmeza, olhando a pessoa nos olhos. É um gesto caloroso e franco. Deve-se evitar um aperto com a mão flácida ou apertar com força demasiada a mão de outra pessoa;
  • O sorriso deve sempre acompanhar um cumprimento.
  • O beija-mão, menos utilizado atualmente, continua a ser a maneira mais elegante de um homem cumprimentar uma senhora. O homem, ao pretender beijar a mão de uma mulher, deve inclinar-se ligeiramente, enquanto segura a mão e simula um beijo. Jamais toca-se a mão feminina com os lábios. O beijo é gesticular e a curta distância. É importante fazê-lo com naturalidade, tanto da parte do homem como da senhora, do contrário poderá causar uma impressão de afetação ou teatralização.

As expressões de boas maneiras são contagiantes e recíprocas, produzindo resultados favoráveis à boa convivência.

As boas maneiras são a arte de marcar as distâncias”
Marcel Proust

 

2 comentários:

  1. Chiquita Guapa, leio e A. D. O. R. O tudo que vc escreve! Sua colocação de frases é muito diferente dos manuais que encontramos no mercado. Quando crescer quero ser igualita a ti.
    Besos.

    ResponderExcluir
  2. Kalanga, me agrada muito o seu elogio, lembre-se que estamos todos aprendendo sempre, o melhor é saber que podemos se prestamos atenção! Existem tantas pessoas que nos inspiram com os seus ensinamentos, é nossa obrigação aplicar-los.
    Vamos crescer juntas, um abraço.
    Martha.

    ResponderExcluir

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails