segunda-feira, 8 de março de 2010

O uso adequado de candelabros e velas à mesa


Candelabros, também conhecidos como lustres, possuem uma origem ligada às Igrejas Cristãs de acordo com Wikipédia, a enciclopédia livre. Tornam-se elementos importantes de adorno, quando se pretende montar uma mesa formal para uma refeição, a qual sempre deverá ter candelabros ou castiçais com velas.
Os candelabros são importantíssimos na decoração da mesa. É preciso saber escolher o mais adequado ao gosto do anfitrião na hora de adquiri-lo, a fim de tirar o melhor proveito do mesmo. Estas peças podem ser de prata; cristal; cerâmica ou vidro. Existe toda uma variedade, daí a necessidade de saber-se ser seletivo na escolha, o comprador deve pensar que está fazendo um investimento.
Quando colocamos velas numa mesa deve-se acendê-las, e jamais deixá-las apagadas. Estas serão acesas antes dos convidados sentarem-se à mesa. A luz difusa embeleza, tranquiliza e cria uma atmosfera de magia e sugestão.
As velas recomendadas e mais elegantes são as de cor marfim ou off white. Num jantar formal esta deve ser a escolha. Contudo, a variação nas matizes das velas é uma opção válida. Encontra-se todo tipo de cor à venda, todavia lembre-se que as velas devem harmonizar com os arranjos ornamentais de flores, o padrão da toalha ou os demais elementos que irão compor a mesa.
Preste atenção para usar velas novas. O resultado é o toque de cor e distinção.
Ao comprar velas, tenha em mente que não exalem nenhum perfume. À mesa o único aroma permitido será o da comida e do vinho.
As velas devem ser suficientemente altas para que a luz não incomode as pessoas, e o número deve ser determinado pelo tamanho da mesa e da quantidade de luz necessária.
Os candelabros jamais devem comparecer numa mesa para almoço. Como estas peças geralmente são bonitas e decorativas, deixe-as em alguma mesa auxiliar na sala de jantar acesas. Outra opção é colocá-los na sala de visitas, sem que se acenda as velas.
Na hora dos comensais dirigirem-se para a mesa, uma vez que as velas estejam acesas, pode-se abaixar a intensidade da luz ambiente sem exageros. Ter-se uma refeição à luz de velas é romântico e elegante, mas lembre-se que a iluminação deve permitir notar-se os alimentos que se vai consumir.
Uma recomendação pessoal:
Ao colocar as velas, coloque na base do candelabro ou do castiçal, um pouco da massinha de moldar da mesma cor, isso fará que elas fiquem bem presas, sem correr o risco de entortarem, ou mesmo caírem, causando um inconveniente desagradável.

 
  
 

 

 
  

 Imagens: We Heart It




2 comentários:

  1. Olá, adorei o post acima, desenvolvo um site de uma Fábrica de Velas e gostaria de fecharmos parcerias. Entre em contato no e-mail: contato@velassaojoao.com.br

    Abraços,

    Fábio Neves

    ResponderExcluir
  2. Olá Fábio,
    Muito obrigada pela visita e pelos elogios, fico feliz. Quanto à parceria entro em contato com você para conversarmos sobre esse assunto.
    Abraço,
    Martha

    ResponderExcluir

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails