terça-feira, 16 de março de 2010

Tábua de queijo ( plateau de fromage)

Os queijos são apreciados em todo o mundo. Representam um produto de laticínio, feito da ordenha da vaca, ovelha, cabra ou búfala, ou mesmo outro animal mamífero. Acredita-se que se originou no Oriente Médio, em tempos remotos, mas seu aperfeiçoamento aconteceu na Europa. O queijo resultou da descoberta do leite coalhado e teve lento processo de elaboração para chegar às formas atuais.

Queijos podem ser frescos, duros, semiduros, pasta mole, casca lavada e marmoreados. Às vezes, acrescenta-se na produção de queijos certas especiarias, tais como: pimenta, cominho, ervas ou frutas secas como nozes. Quando servido num tabuleiro chamado plateau de fromages (tábua de queijos) poderá vir acompanhado de pão, biscoitos, nozes ou frutos secos, mel, ou pedaços de legumes crus.

Uma tábua de queijo deve apresentar no mínimo três tipos de queijos pequenos, inteiros ou já cortados dependendo do tamanho. Recomenda-se variar os sabores em mais ou menos forte. O consumo pode ser feito cortando-o em pequenas porções individuais e colocando-o no prato pessoal. A tábua de queijo leva-se à mesa durante a sobremesa e ali permanece até o final da refeição.

Existem opiniões diferentes em relação à ordem de servir o queijo. Os britânicos preferem-no depois da sobremesa. Os franceses, no início da refeição. A ordem a seguir é uma questão de preferência.

Regras básicas:

·Os queijos moles devem ser saboreados com a casca;
·Queijos duros, deve-se remover a casca com uma faca, deixado-a no prato antes de levá-lo à boca;
·O queijo deve ser comido, valendo-se de uma faca (aguçada, de duas pontas e redondas), ou faca de sobremesa, que deverá estar colocada em cima do prato;
·Prepara-se pequenos pedaços de pão, podendo ser de vários tipos, e com a faca sobrepõe-se o queijo, para levá-lo à boca com  uma das mãos;
·Enquanto se come, deixa-se a faca pousada no prato em posição de espera, com a lâmina cortante para dentro;
·O pão jamais deve ser mordido, leva-se pequenos bocados à boca;
·Não se serve manteiga, nem se espalha o queijo, pois existem aqueles que se apresentam cremosos;
·O queijo recomenda-se ser acompanhado com vinho, tanto tinto, quanto branco. E os espumantes fazem parte da seleção.

Um detalhe que não deve ser esquecido: quando é oferecido queijo à mesa, o convidado servir-se-á. Trata-se de uma obrigação, mesmo em pequenas quantidades.
Considera-se falta de respeito e descortesia não fazer honra à seleção de queijos, preparada cuidadosamente pelo anfitrião para os convidados.

Aprecie e deguste com delicadeza.

exemplo de apresentação

a variedade de tipos de queijos

cubinhos de queijos para servir

os diversos queijos franceses

uma opção para queijos e vinhos

2 comentários:

  1. Suas dicas sao maravilhosas! Estou contando os dias para receber convidados e colocar na pratica o que tenho aprendido com voce! Thanks for sharing!

    ResponderExcluir
  2. Prezado/a leitor:
    obrigada pelos seu elogio. Ponha em prática e disfrute junto dos seus convidados esas delícias e complete com um bom vinho!
    Saúde.
    Martha Galli

    ResponderExcluir

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails