sábado, 6 de março de 2010

Pontualidade


A pontualidade é uma obrigação social.
Não existem desculpas apropriadas  para aqueles que chegam atrasados a qualquer tipo de compromisso. Na primeira vez, pode-se desculpar. Ninguém está livre de enfrentar uma emergência ou algum inconveniente sério que o retardou. Na segunda vez, infelizmente, esta pessoa automaticamente vai incorporar-se ao grupo dos mau educados e descorteses.
Os impontuais desrespeitam o tempo dos outros. A mensagem enviada por eles é clara: desconsideram quem os convidou e esforçou-se para recebê-los. Representa uma falta de consideração para quem organizou o evento, e que, naturalmente, foi pontual na preparação de todos os detalhes do encontro, para que saísse perfeito.
Os impontuais, num sentido egoísta, não se preocupam pelos efeitos que seu atraso possa vir  acarretar nos preparativos da cozinha, ou no timing de uma reunião social ou profissional.
Os retardatários de um cocktail, uma recepção ou um  buffet, com muitos convidados e sem lugares marcados à mesa, não afetam ninguém, pois tratam-se de reuniões mais liberais.
Todavia, é muito diferente quando se chega tarde a um almoço ou jantar. Existe uma programação estipulada para manter um ambiente agradável e dentro de um espaço de tempo, que foi orçado para ocorrer dentro de certo tempo.
Para que um evento culinário transcorra de maneira adequada e apreciada por aqueles que o estejam vivenciando, faz-se necessário que cada passo da reunião tenha duração ideal, e o atrasso de um convidado, no caso que seja decidido esperá-lo, prolonga desproporcionalmente o tempo dos aperitivos.
O anfitrião deverá tomar uma decisão com respeito aos convidados  impontuais. Poderá esperar para o comparecimento integral dos convidados, e, depois de um tempo prudencial (aceito ao redor de 40 minutos de aperitivos), passar à mesa e instruir que a comida seja servida.
Sempre deverá prevalecer o bom senso, pois pode ser que se tenha uma mesa composta de oito pessoas, e só estão presentes quatro. Neste caso, não se pode começar o serviço, pois ter-se-á a metade da mesa vazia. Há que se esperar pelo menos por dois convidados, a fim de que possa iniciar o serviço, mesmo faltando duas pessoas que não chegaram.
Existem regras para enfrentar-se o comparecimento de retardatários. Quando cheguem as pessoas impontuais, e o serviço está no primeiro prato,  estes atrasados serão servidos normalmente. Caso retardatário apresentem-se durante o serviço do segundo prato,  será servido somente este prato, sem retomar-se à entrada ou primeiro prato.
Se a sobremesa está sendo servida, e chega algum convidado atrasado, somente ser-lhe-á servida a sobremesa.
Toda pessoa que chegue atrasada deverá tomar o lugar à mesa com a maior discreção possível, pedindo desculpas  sem contar os detalhes do que causou a demora pessoal, evitando assim interromper a conversação que está fluindo.
No dia seguinte, ao ligar para o anfitrião para agradecer ao convite, pedirá disculpas sem contar a novela do seu atraso. O melhor que poderá fazer será enviar flores a anfitriã, a quem ofendeu com a sua impontualidade. As flores deverão vir acompanhadas de um simpático cartão.
Lembre-se que também é incorreto chegar com antecedência da hora marcada.
O anfitrião, ou dono da residência, deverá estar pronto com 15 minutos antes da hora marcada para esperar pelos seus convidados, contudo esta regra não autoriza nenhum convidado chegar com 15 ou 10 minutos de antecedência.
Na chegada, os convidados deverão deparar-se com um clima tranquilo e alegre, onde tudo esteja controlado. Assim os donos da casa estarão preparados para dedicarem-se a receber os convidados sem correrias, nem atraso na arrumação pessoal.
Se por alguma razão especial chega um convidado antes da hora marcada, este deve ter consciência de que deve esperar pela hora indicada para  se anunciar, se for a um apartamento, ou tocar a campainha, no caso de tratar-se de uma casa.
Esta é a forma com que se procede no mundo diplomático.

A pontualidade é da boa educação dos reis, e o dever de toda pessoa de bem”
Luis XIV, Rei da França


 
os ingleses são conhecidos por sua pontualidade






2 comentários:

  1. Ola Marthi,
    Estive em um jantar cuja a anfitria faz parte do corpo diplomatico brasileiro. Durante uma conversa, ela me disse que eh de bom tom o convidado chegar para um jantar em torno de 15 minutos depois do horario que esta no convite. Ou seja, nao ser pontual. Como nao moro no Brasil, e no local onde estou isso nao existe,gostaria de saber se isso eh algo brasileiro. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Prezada Senhora;
    O intuito do meu blog é nortear as pessoas interessadas em não cometerem enganos sociais. Pesquiso muito sobre os artigos que escrevo.
    Atenciosamente.
    Martha Galli

    ResponderExcluir

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails