quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Champagne - sinônimo de festa


Quando se entrega uma taça de champagne, ocorre de imediato a sensação de abandono ao prazer implícito, sem pensamentos. Este é um tipo de vinho, como nenhum outro, nos revela a promessa da alegria!
Em datas comemorativas; casamento; nascimento de um filho; um novo emprego ou cargo atingido, o champagne estará presente marcando momentos inesquecíveis da vida.
Este tipo de vinho provém da região francesa chamada Chapagne, rica em minerais, solo de giz e fósseis, com um clima difícil. Os vienhedos enfrentam dificuldades para sobreviver e amadurecer.
Conta a história, que o monge beneditino Don Pérignon, foi o seu inventor. Na verdade, não passa de ser uma lenda. O champagne foi o resultado do trabalho e esforço de muitos champanheses por longos anos. No início, estes não gostavam da bebida pois era borbulhante.
Os primeiros champagnes eram os demi-sec (meio secos). Logo após, surgiram os secs (secos), e, finalmente, os extra-secos ou brut.
O champagne é produzido a partir de três tipos de uvas: chardonay, pinot noir e pinot meunier. Este vinho é o mais trabalhoso para produzir, envolvendo inúmeras etapas. Na verdade, sua elaboração constitui  desafio.
Por se tratar de uma bebida ligeiramente doce, a maioria dos champagnes é brut, o qual é o mais indicado para aperitivos ou com a refeição. Os secos e os demisec são especias para terminar uma refeição e os aconselhados para as sobremesas e frutas.
O champagne é considerado o vinho dos reis, o vinho das bolhas que simplesmente devem ser sentidas “dançando na boca”.
Em geral, as pessoas ficam felizes em receber um copo de champagne, mas como todos os vinhos, existem os melhores e piores.
A palavra champagne deriva do latim campagnia, que designa uma região campestre.
Em outros lugares, são produzidos os espumantes. Embora todos sejam produzidos da mesma maneira, existe uma razão para que o champagne seja diferente, é que a região definitivamente é única.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails