quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Panetone, o doce sabor natalino

O Panetone é um doce clássico e refinado, presença obrigatória nas mesas de Natal, quando comemoramos o aniversário do nascimento de Jesus. Converteu-se num dos símbolos universais dos festejos natalinos.
Surgiu na Itália, especificamente em Milão, há muitos séculos, e chegou ao Brasil trazido por imigrantes italianos, no começo do século XX. Com o tempo, foi se desenvolvendo até chegar ao que hoje conhecemos. Mistura de pão e bolo, com um aroma frutal e massa porosa, recheado de frutas cristalizadas e nozes. Contém muito açúcar, ingrediente importante para a sua conservação, tornando-o muito calórico. Quando recheado de gotas de chocolate, fica com maior valor energético, mas quem pode resistir ao seu sabor inigualável?

Conta a lenda, que certo padeiro de nome Toni, não tinha dinheiro para o dote de casamento da sua filha. Decidiu resolver a questão preparando um rico e doce pão para servir na festa nupcial da filha. O sucesso foi tamanho entre os convidados que a fama se espalhou pela cidade. Recebeu inúmeras encomendas, fazendo com que ganhasse muito dinheiro! Nasce assim o “pane di Toni”, conhecido depois como panettone.
Existem outras duas versões sobre a história do panetone. Uma delas, diz que foi inventado pelo mestre-cuca Gian Galeazzo Visconti, primeiro duque de Milão, que preparou a iguaria para uma festa em 1.395.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails