domingo, 27 de dezembro de 2009

Para quem é hóspede – o manual de comportamento e dicas


Assim como existem regras para o anfitrião, que espera um hóspede em casa, também existem aquelas destinadas ao convidado. As regras atingem ambos, tanto quem recebe, quanto quem será recebido. Uma visita deve ocorrer da maneira mais natural. As pessoas aceitam convites porque desejam passar momentos agradáveis, sem jamais incomodar ou causar qualquer transtorno ao anfitrião.

Tudo se inicia quando se faz o convite,  que deve ser respondido o mais rápido possível, levando-se em consideração que, em caso de desistência, o anfitrião poderá convidar outra pessoa, o que é natural.

Uma vez aceite o convite, o convidado combina o dia, a hora de chegada e o tempo de duração da visita.

Na chegada, recomenda-se a entrega de um presente para a residência ou para o anfitrião. Caso este possua filhos crianças, estas também deverão ser presenteadas. Jamais deve-se chegar de mãos vazias.
  • O visitante ou hóspede deve levar o que precise em matéria de vestimenta;
  • O convidado não deve jamais expor desapontamento, se a casa ou a habitação não está à altura da  expectativa;
  • Recomenda-se evitar comentários negativos. Ao contrário, mostrar entusiasmo;
  • Acordar no mesmo horário do anfitrião;
  • Se for necessário, ajudar nas tarefas domésticas;
  • Fazer sempre a própria cama;
  • Deixar o banheiro seco e arrumado;
  • Se for planejada alguma atividade, deve-se aceitá-la. Caso seja inconveniente para o convidado, explicar a razão pela qual não poderá participar;
  • Se houver empregado, em acordo com o anfitrião, entregarra, na hora da saída, um envelope com gratificação, proporcional à duração da visita.

Deve haver boa predisposição para compartilhar-se horas agradáveis com o anfitrião e sua família. Ao chegar, exibir um sorriso alegre, e, antes de partir, agradecer o tempo passado juntos, bem como a dedicação que foi dedicada pelo anfitrião. Saindo-se sorridente, temos a certeza de que esta última impressão será a lembrança que ficará da visita.

No dia seguinte, é importante dar um telefonema, ou agradecer-se por meio de uma notinha. Nestes, ressaltar algo que tenha agradado em particular. Enviar um buquê de flores é recomendado. Estas serão muito bem aceitas. Lembre-se que as flores, em toda ocasião, são bem-vindas e expressam valorização pelo relacionamento.



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails