sábado, 26 de dezembro de 2009

Chega de desespero, vamos receber um hóspede sem virar uma bagunça – ele não vai mais querer sair da sua casa.



As férias e as festas chegaram. É tempo de receber gente em casa, visitas curtas ou longas. Não se desespere, aqui apresenta-se maneira para ajudar a evitar gafes, basta seguir estas dicas importantes.

Se conviver fosse fácil, não haveria tantos atritos, para aqueles que têm uma linda casa de final de semana; na praia; na montanha ou algum lugar de descanso fora da cidade. E oferecer acomodação em quartos especias para hóspedes, deve-se levar em conta que queiram a companhia dos seus amigos ou parentes. Estes convites podem significar um final de semana ou uma pequena temporada.

Para receber-se convidados, é necessário dispor do mínimo de conforto necessário. Não se faz convida se não for possível oferecer certa privacidade. Um convidado jamais deve sentir que está dando trabalho, ou que incomoda. A primeira regra é escolher cuidadosamente a quem se convida, pois esta pessoa passará muitas horas na residência.
Deve-se oferecer ao hóspede uma habitação correta, pois ninguém pretende oferecer uma acomodação típica de um hotel de cinco estrelas. É importante reunir certas condições básicas:

  • Preparamos o quarto com cuidado, arejando e limpando para que não tenha nenhum cheiro;
  • Limpar minuciosamente os pisos; as janelas; os vidros; as gavetas e os armários;
  • Arejar o colchão e travesseiros (o hóspede pode ser alérgico a poeira);
  • Verificar as cortinas; os tapetes; a colcha; as almofadas, e travesseiros;
  • Os lençóis devem estar impecáveis;
  • O criado-mudo deve estar vazio, sem pertences de outras pessoas, com boa luminária, que sirva para leitura; fósforo e vela; kit de costura; bloquinho de papel; lápis/caneta e cinzeiro;
  • No armário, deve-se deixar travesseiros extras; edredom, e cabides.

Se a habitação é em suíte com banheiro, será necessário limpá-lo bem, deixar as toalhas de rosto e banho no seu devido lugar; pasta de dentes fechada; escova de dentes na embalagem; sabonetes, shampoo e condicionador; secador de cabelo; papel higiênico extra e desodorante de ambiente.

No caso de não dispor de um banheiro exclusivo e o hóspede tiver que compartilhar com alguém da casa, destina-se a prioridade para ele, retirando pertences não adequados. Colocar-se-ão toalhas por cima da cama, para que o convidado possa levá-las pessoalmente ao banheiro. Os demais ítens, acima citados, devem estar dispostos ainda na embalagem fechada.

Receber é uma arte. E deve ser feita dentro da melhor maneira possível, quando se gosta da pessoa que foi convidada. Não esquecer a distinção entre e anfitrião. O visitante estará dependente dos cuidados do anfitrião, durante toda a estada na residência
Oferecer o melhor a um convidado gera um clima pessoal de satisfação. Fica-se feliz, quando se oferece afeto; respeito; cuidado e muito sorriso, o que vai compor a lembrança que o convidado levará.

Abra o coração e divirta-se!!!!!!!
















9 comentários:

  1. Olá Martha, tudo bem?
    Fiquei feliz em vê-la lá no blog! E já estou adorando todas as suas dicas por aqui!
    Já estou seguindo!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Feliz Natal. Eu fui uma vez em seu país encantador. Eu amo o Brasil e, especialmente, o seu povo fantástico. Please keep in touch. Se tiver tempo dê uma olhada no meu blog de viagem, que está em grego e em Inglês.Aqui

    Merry Christmas. I have been once in your lovely country. I love Brazil and especially its fantastic people. Please keep in touch. If you have time please look at my travelling blog which is in Greek and in English. here

    ResponderExcluir
  3. GOSTEI ACHEI ESSE POST INTERESSANTE!
    FÉRIAS A CASA FICA CHEIA DE VISÍTAS TEM QUE TER JOGO DE CINTURA SENÃO...

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Eliana,eu gosto de visitas, tanto receber como ser recebida, entao pequenos detalhes fazem toda a diferença. Fica atenta que vêm mais....
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Fabiana, assim como você, eu também gosto do seu blog, cheio de idéias encantadoras e facéis de fazer, lindo!
    beijos,
    Martha

    ResponderExcluir
  7. Olá, obrigada pela visita no meu blog.
    Estou de pleno acordo com suas recomendações como anfitriã, gosto muito de receber visitas e mais ainda, gosto de preparar a casa para recebê-los.
    Acrescento nas suas dicas e por situações que tive que passar que é sempre esperar com algum lanchinho (se for hora do almoço, almoço, jantar, jantar, se for no período da tarde uma lanche)
    Jamais, faltar algo para depois que as visitas chegarem, comprar, como por exemplo o lanche, o leite ou outras coisas que teriam que ser necessárias estar em casa quando se tem visita.
    Um fruta, um yogurte, um suco, uns biscoitinhos sempre ali para oferecer a sua visita.
    adorei seu post e gostaria de escrever algo sobre isso que comentou aqui. Se permitir posso indicar seu blog como referência????
    Feliz Ano Novo, saúde, paz, alegrias, inspirações, luz, brilho e vida!!

    ResponderExcluir
  8. Adriana, você sabe das coisas, sempre devemos lembrar desses pequenos detalhes, receber em casa engloba tantos detalhes que claro, os alimentos e delicias que podemos oferecer aos nossos hóspedes falam muito do quanto o apreciamos, vamos caprichar!!!!!!!!!
    beijos.
    Martha

    ResponderExcluir
  9. Oi Adriana, fica à vontade, claro, pode sim deivulgar o meu blog.
    beijos

    ResponderExcluir

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails