terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Recebendo para jantar ao estilo “americano” - mais conhecido como Bufê

Qualquer refeição, desde o café da manhã até a ceia pode ser servida à americana, quer dizer em forma de bufê. É uma maneira prática de servir um número maior de convidados, e o bufê pode ser servido na sala de jantar, sobre a mesa da sala de visitas ou ao ar livre. Recebendo dessa maneira o lugar deixa de ser problema.
Chegada a hora do jantar, convidamos as pessoas a se servirem, sempre lembrando que os mas idosos serão os primeiros ou o convidado de honra.
Existem pequenas mesinhas, que resultam muito úteis para espalhar pelo ambiente, estas são de extrema importância, pois facilita as pessoas a terem um ponto de apoio.
Este sistema é muito funcional, uma vez que começam a se servir os primeiros convidados, logo seguem os outros em sequencia, para que flua naturalmente devemos organizar a mesa, bem arrumada evita que se forme congestionamento ao redor dela.
O primeiro passo é fazer a lista de convidados, que pode variar o número de pessoas dependendo do espaço e da quantidade de pratos e talheres que temos disponíveis.
O cardápio fica a critério do anfitrião, pode ser elaborado ou simples, é uma questão de escolha pessoal, e cada um se serve aquilo que gostar.
Este tipo de festa têm a vantagem de ser informal, as pessoas circulam e conversam à vontade, fazem mais contato do que num jantar sentado na mesa, aonde os convidados ficam limitados para interagir e também da mais liberdade ao dono da casa, pois ele pode circular entre os diferentes grupos e até ausentar-se, se for preciso, para tomar providências na cozinha sem chamar a atenção.

Como pôr a mesa para um bufê seguindo uma ordem lógica?

Arrume os guardanapos, logo os pratos e a seguir as travessas de comida ( cada um com os talheres para servir), logo os pãezinhos e por último os talheres ao lado dos guardanapos, caso a mesa não for muito grande os talheres poderão ser embrulhados nos guardanapos.

Esta disposição facilita a tarefa de servir, colocando tudo em ordem, ninguém ficará atrapalhado e o serviço não será demorado.
Servimos a bebida à medida que os convidados forem sentando, o dono da casa ou algum empregado com uma bandeja. Uma vez acomodados, será mais fácil segurar o prato e o copo ao mesmo tempo, sempre terá um lugar de apoio. Quando todos estiverem servidos, verificamos para que as travessas sejam reabastecidas e convidamos a repetir. Uma vez que todos terminaram, retira-se a mesa, colocando os pratos de sobremesa.
O jantar americano apesar de sua natureza informal, pode ser tão elegante quanto o formal, para que isso ocorra devemos prestar atenção à decoração do bufê. Uma boa toalha de mesa caindo aos lados, velas, um centro de mesa bonito e porcelana vistosa, são os elementos que dão todo o requinte e brilho de uma mesa formal, bem adaptado a um estilo de vida moderna.
Está aberto às novidades que o anfitrião quiser introduzir de acordo com seu gosto e imaginação.


Qualquer dúvida pergunte, responderei com o maior prazer!

6 comentários:

  1. Todos precisam ter lugar para sentar no jantar tipo americano?

    ResponderExcluir
  2. O jantar americano caracteriza-se exatamente por acontecer de maneira informal, onde os comensáveis ficam de pé, de tal forma que circulem entre si. Deve-se dispor alguns assentos para pessoas que precisem e/ou preferem se sentar.
    Cordialmente,
    Martha Galli

    ResponderExcluir
  3. Será que poderia me ajudar? Vou comemorar meu noivado na minha casa, mas tenho algumas dúvidas... vou colocar o bolo em um aparador, posso colocar as taças para o brinde e a champanhe no mesmos?

    ResponderExcluir
  4. Prezada Beatriz: a sua ideia de colocar o bolo e as taças de champagne juntos é muito acertada.
    Você ocupa um espaço que já tem e ainda fica enfeitado, muito lindo!
    Tenha uma festa agradável e muitas felicidades para o casal.
    Atenciosamente.

    Martha Galli

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber, se posso servir um mesa com doce outra com as comidas junto com pratos, copos... e uma outra para jantar.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  6. A sua idéia é boa e prática, somente recomendo que na mesa de doces coloque os pratinhos e talheres correspondentes, sem esquecer dos guardanapos.
    Tenha uma ótima noite, prepare tudo com antecedência e desfrute da companhia dos seus convidados.

    ResponderExcluir

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails